sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Configurando o microcomputador para receber o sistema operacional e Instalando o Linux no microcomputador


 Configurando o microcomputador para receber o sistema operacional
 
Objetivos:
  • Conhecer e configurar os dispositivos envolvidos na instalação do sistema operacional;
  • Compreender o processo de preparação de HD para a instalação do SO.
O sistema operacional (SO) é o software que controla os componentes do computador. Como vimos nas aulas passadas, é grande a quantidade de dispositivos em um computador. Para organizar o acesso a cada um deles, permitir a interação dos aplicativos com o hardware e facilitar a comunicação com o usuário, o sistema operacional realiza um intensivo gerenciamento de tarefas. Basicamente os sistemas operacionais atuais utilizam uma interface gráfica, ou seja, uma tela com figuras para interação com o usuário, o que torna o acesso às suas funções mais fácil.
Existem diversos sistemas operacionais no mercado. Há alguns SO proprietários que são pagos e outros de modalidade software livre, que são distribuídos gratuitamente. O sistema operacional escolhido para este curso foi o Linux Ubuntu em sua versão 10.04, que é a mais atual.
Para a instalação do sistema operacional, devemos ter um CD ou DVD bootável, ou seja, que tem o SO gravado nele e que contém em sua trilha zero (onde são gravados o primeiros dados) as informações necessárias para a BIOS carregar o sistema no HD.
Outra exigência é que o drive de CD/DVD esteja configurado no SETUP como sendo a primeira opção para o boot que é a busca pelo sistema operacional. Isso foi realizado na aula anterior.
Normalmente se coloca apenas um SO no computador, mas existe também a opção de se colocar mais de um sistema operacional em um micro. Você pode decidir ter Linux e Windows instalados juntos na mesma máquina, e quando ligar o computador pode escolher qual dos dois vai utilizar naquele momento.
Figura 01
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Quando utilizamos apenas um sistema operacional, o HD é ocupado apenas por ele e os vários arquivos do usuário usando uma única partição. Se vamos utilizar dois sistemas, devemos então dividir o espaço lógico do HD para acomodá-los. Quando se criam duas partições no HD, é como se configurássemos dois discos (HD) e cada partição vai receber uma letra como se fosse uma unidade de disco. A figura 1 mostra os dois modelos de partição.
Quando executamos uma partição do HD, a primeira característica que devemos definir é que tipo de sistema de arquivos que cada partição vai utilizar. Cada sistema de arquivo tem um modo de endereçar e gravar os dados no HD. A escolha do sistema de arquivo faz com que seja criada na trilha zero do HD uma tabela denominada FAT (File Allocation Table), tabela de alocação de arquivos. Nessa tabela ficam registrados os locais onde cada arquivo foi gravado e quando o SO necessita de um determinado arquivo, ele consulta primeiro a tabela para saber onde vai achar o arquivo.
Quando existe a necessidade de preservar os dados existentes no HD, podemos formatar apenas uma partição deixando a outra sem ser alterada. Os discos de instalação dos atuais sistemas operacionais já contam com programas assistentes que executam as partições automaticamente. Caso você tenha que trabalhar com sistemas operacionais mais antigos, que não disponham de assistentes de instalação, irá então necessitar utilizar programas específicos para formatar e particionar (dividir) o HD.
Estando com o setup ajustado para que o drive de CD\DVD seja o primeiro a ser buscado no momento do boot, vamos verificar que o disco de instalação é acionado. Para isso, coloca-se o disco de instalação do Ubuntu 10.04 no drive e em seguida reiniciamos o computador. Se nada acontecer, deve-se reconfigurar novamente o setup da BIOS.
Figura 02
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Se tudo estiver certo, a instalação do SO começa com a apresentação da tela vista na figura 2, a seguir. O processo de configuração do sistema operacional vai acontecer através de telas para entrada de algumas poucas informações e pedidos de acionamento do botão “avançar”. No próximo tópico, mostraremos como isso acontece.

Conclusão

Você aprendeu neste tópico que a instalação do sistema operacional exige uma preparação tanto do drive de CD\DVD quanto do HD.
Vimos que é necessário ter o setup configurado corretamente e decidir se vai ser instalado no microcomputador um ou dois sistemas operacionais. Vimos como dividir o HD em duas unidades de disco, que podem ser acessadas independentemente.
Nosso próximo desafio é com a completa instalação do sistema operacional Linux Ubuntu. No próximo tópico, você vai acompanhar o passo a passo de instalação do SO tela a tela. Prepare-se!
 
Objetivos:
  • Instalar o sistema operacional Linux em um microcomputador;
  • Compreender o processo de configuração de um sistema operacional para que ele funcione corretamente.
No tópico anterior, vimos como preparar o microcomputador para receber o sistema operacional. Agora que temos um computador pronto e um CD com o Linux 10.04, podemos prosseguir com a instalação do SO.
Como comentamos no tópico anterior, devemos ligar o computador e colocar o CD de instalação do Linux no drive CD/DVD. Após essa primeira ação, você deve reiniciar o computador para que aconteça o boot pelo drive de CD onde está o disco de instalação. O led (luz) do drive deve acender indicando que o processo começou.
A figura 3 mostra novamente a tela inicial do assistente de instalação do Ubuntu.

Figura 3: Tela de início de instalação
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Figura 04
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Caso ocorra o aparecimento de uma mensagem como a mostrada na figura 4, isso significa que o CD de instalação não é bootável, ou seja, não contém os programas que permitem instalar o assistente de instalação ou está com algum problema. Neste caso devemos gravar outro CD.
Estando tudo certo, depois da tela inicial do assistente e de alguns minutos para reconhecer e preparar o HD, vai aparecer a segunda tela. Nesta tela, devemos indicar o idioma que o Ubuntu deve adotar. A figura 5, a seguir, mostra a segunda tela.

Figura 5: Tela de escolha do idioma do Ubuntu
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Escolha o idioma “Português do Brasil”, em seguida, você deve escolher onde quer instalar o SO.
Como podemos ver na figura 5, é possível escolher entre instalar o SO apenas na memória RAM e utilizá-lo temporariamente (opção experimentar) ou instalar definitivamente no HD (opção instalar). A opção instalar deve ser a escolhida.
Depois de escolher a opção instalar, aparecerão algumas perguntas que você deverá responder e indicar o avanço da instalação quando for solicitado. A figura 6 mostra a terceira tela, que é a tela do instalador. Nela você deve escolher novamente o idioma e acionar o botão avançar. Veja que este será o primeiro de seis passos.

Figura 6: Tela do instalador do Ubuntu
Fonte: http://www.ubuntu.com/
No segundo passo, vai aparecer uma tela para configuração do fuso horário. Como pode ser visto na figura 7, a seguir, você deve escolher as opções América e São Paulo, indicando assim o horário oficial do Brasil. No final desse procedimento, acione avançar.

Figura 7: Tela de configuração do fuso horário do Ubuntu
Fonte: http://www.ubuntu.com/
No terceiro passo, você vai configurar o teclado usado no microcomputador. Verifique se o teclado do computador tem a tecla Ç, isto indica que ele é do tipo ABNT2. Este tipo de teclado é configurado pelas escolhas mostradas na figura 8. Veja que existem várias opções para o idioma do Brasil. Para ter certeza que configurou corretamente, faça um teste do teclado na caixa indicada para isso nesta tela. Depois de configurar e testar o teclado, acione avançar.

Figura 8: Tela de configuração do teclado
Fonte: http://www.ubuntu.com/
No quarto passo, é apresentada a tela para preparação do espaço do HD que receberá o SO. A figura 9, a seguir, mostra as opções. Como podemos ver, primeiro é mostrado o que existe instalado no HD e depois aparecem as opções de: Instalar lado a lado, Apagar e usar o disco inteiro ou Especificar particionamento manual. Sugerimos utilizar apenas uma das duas primeiras opções (instalar lado a lado ou apagar e usar o disco inteiro).

Figura 9: Tela de configuração do HD
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Caso você escolha a primeira opção (Instalar lado a lado), como mostra a figura 9, será instalado um segundo sistema operacional mesmo já existindo um Linux ou Windows instalado. O sistema vai criar um menu de opções para escolha de qual SO vai ser utilizado a cada vez que se ligar o microcomputador. O espaço reservado ao Swap (permutação) é uma área em que o sistema vai copiar periodicamente as informações contidas na memória principal RAM. Com isso, permite-se que as opções de hibernar e suspender o computador possam ser executadas. Quando se coloca o computador em uma dessas funções, o conteúdo da RAM é preservado no espaço do Swap do HD e ao reiniciar o computador voltamos à tela aonde paramos sem passar pelo boot inicial (sem precisar iniciar o computador novamente).
Se escolhermos a segunda opção (Apagar e usar o disco inteiro) todo o conteúdo armazenado no HD vai ser apagado. Esta opção deve ser utilizada com cuidado. Depois de terminada a escolha, você aciona a opção avançar.
Figura 04
Fonte: http://www.ubuntu.com/
A figura 10 mostra a tela do quinto passo. Nela você vai configurar as informações do usuário. No espaço em branco, você deve escrever o nome do computador (escolha um nome para o seu computador) e a senha de acesso que vai permitir que somente você acesse os dados deste computador. Depois indique como deseja iniciar a sessão (com a solicitação da senha, por exemplo), escolhea uma das opções e acione avançar.
O sexto passo acontecerá na última tela mostrada. Nela aparecerá um resumo das configurações. Você deve verificar se tudo está conforme foi configurado. Depois disso, deve acionar o botão instalar. A figura 11 mostra um exemplo desta tela.

Figura 11: Tela de resumo
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Quando você acionar o botão de instalação, irá aparecer a tela de progresso da instalação, como se vê na figura 12. À proporção que o sistema vai sendo instalado, a tela vai mudando e vai informando as novidades que a versão do Ubuntu traz. Neste momento, você só precisa esperar o sistema terminar de ser instalado. Observe a tela final mostrada na figura 12, a seguir.

Figura 12: Tela de progresso de instalação
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Ao final da instalação, o sistema mostra a tela de pedido de reinício. Com o Ubuntu instalado no HD, devemos reiniciar o sistema acionando o botão sugerido na figura 13.

Figura 13: Tela de reinício do sistema
Fonte: http://www.ubuntu.com/
Neste tópico, você aprendeu como instalar o sistema operacional Ubuntu 10.04 no HD.
Vimos que é necessário ter um CD de instalação e que é muito fácil configurar o instalador com a ajuda do assistente de instalação. Agora você já está pronto para o mercado de trabalho das empresas que montam computadores pessoais. Existem algumas poucas diferenças no modo de configurar as placas e sistemas operacionais, mas nada que não seja muito fácil de aprender. É só fazer uma primeira vez e pronto, você já vai dominar o processo.
Na próxima aula, vamos aprender a dar manutenção nos computadores, ou seja, vamos aprender o que fazer se algo não está funcionando bem no microcomputador. Vamos lhe mostrar como proceder para testar e detectar o possível defeito. Até a próxima aula!

Sem comentários:

Enviar um comentário