domingo, 26 de dezembro de 2010

Solucionando problemas em Softwares Aplicativos

Devemos ficar atentos diante de um defeito para conseguir separar o que é problema de hardware e de software. No caso dos defeitos de hardware, um ou mais dispositivos do computador pode estar afetado. Os defeitos de software normalmente travam ou provocam um reinício do computador.

Por que um programa apresenta defeito?


Vejamos uma pequena lista de defeitos possíveis.
1. Instalação de um software que não tem compatibilidade com o sistema operacional instalado na máquina
Podemos elencar uma infinidade de motivos para um programa apresentar defeito e, mesmo assim, ainda pode aparecer uma nova possibilidade de um software apresentar uma falha. Um dos problemas mais comuns é a tentativa de instalação de um software que não tem compatibilidade com o sistema operacional instalado na máquina.
Esses casos acontecem porque às vezes não se tem acesso ao manual do software. Equivocadamente, somente depois de várias tentativas o técnico recorre ao site do fabricante do software e verifica que o sistema operacional não aceita o programa.
2. Plataforma de hardware incompatível com o programa
3. Software incompatível com hardware já instalado no computador
4. Impossibilidade de funcionamento de um software devido a outro aplicativo já instalado no computador
5. Novo software instalado danifica um software antigo
6. Problemas causados por ataque de vírus
Considerando a diversidade de defeitos que um software pode apresentar, reafirmamos a necessidade de diagnóstico do problema para que a solução mais adequada possa ser utilizada na correção do defeito.
Resumindo, os problemas de software podem acontecer basicamente por sua dificuldade de funcionar com um determinado sistema operacional, com um hardware interno ou externo específico, com outro software já instalado ou por ataque de vírus.
A solução dos diversos casos parte das ações que o técnico deve tomar para determinar a causa do defeito de software. Estas ações passam por: verificar a compatibilidade entre software e sistema operacional, hardware interno e externo (manual ou site do fabricante), verificar a infecção por vírus e por fim a desinstalação e reinstalação do software.

2.1 Desinstalação de software no Windows

Figura 04
Fonte: IFCE - UAB/2010
No Windows a desinstalação de programas pode ser realizada através do painel de controle em sua opção “Adicionar ou remover programas”.  Como mostra a figura 4, na tela do painel de controle temos a opção mencionada.
Após acionar a opção “Adicionar ou remover programas”, o Windows mostra uma relação dos softwares instalados onde podemos selecionar o programa e escolher o botão remover. No caso do software não aparecer na relação da opção “Adicionar ou remover programas”, devemos removê-lo através do desinstalador específico do programa (uninstall.exe), que deve estar instalado na pasta de acesso ao referido software.

2.2 Desinstalação de software no Linux

No Linux também temos a opção de desinstalar e reinstalar os aplicativos. Como podemos ver na figura 5, o menu do Linux em sua aba Aplicações possui um item para Adicionar/Remover programas. Ao acionar esta opção, o Linux mostra uma tela com a relação de softwares instalados e que podem ser removidos.

Figura 5
: Adicionar e remover programas no Linux
Fonte: IFCE - UAB/2010
Outra opção é utilizar o gerenciador de pacotes (Synaptic Package Manager) que pode ser acessado via a opção sistema do menu, como podemos ver na figura 6.

Figura 6
: Gerenciador de pacotes Synaptic
Fonte: IFCE - UAB/2010
Dentro do gerenciador, como mostra a figura 7, podemos selecionar o pacote de programas a ser removido e com o botão direito acionar a opção “Marcar para remoção completa”. Depois é só aplicar as modificações.

Figura 7
: Remoção de programa através do gerenciador de pacotes Synaptic
Fonte: IFCE - UAB/2010
Acabamos de ver que problemas em software podem acontecer por incompatibilidade do programa com o sistema operacional, hardware ou outros programas.
Agora sabemos que devemos investigar qual tipo de incompatibilidade pode estar acontecendo com o software e promover as modificações necessárias ou sua desinstalação. Outro problema é o ataque por vírus que pode afetar o funcionamento dos programas. Para isso devemos submeter o computador a uma varredura do antivírus.
No próximo módulo vamos aprender a dar manutenção nos computadores, ou seja, se algo não está funcionando bem, vamos lhe mostrar como proceder para testar e detectar o possível defeito. Então prepare-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário