Olá, cursista,
No módulo passado, tivemos uma boa noção de como solucionar alguns problemas de hardware. Embora não tratando de todos os tipos de problemas que podem surgir em um computador, abordamos aqueles mais comuns e de resolução mais imediata.
Em nossa exposição, priorizamos dar a você uma ideia de como diagnosticar um problema evitando, por exemplo, trocar dispositivos que nada tenham a ver com o defeito encontrado. Reafirmamos aqui a importância de um técnico de hardware primeiro necessitar estudar o defeito. Tentar simplesmente adivinhar o que está acontecendo no computador pode gerar uma grande perda de tempo, uma vez que a máquina pode apresentar um sintoma que sugere determinado tipo de defeito, pode estar com um problema diferente do sugerido.
Diferente dos defeitos de hardware, quando acontece um problema em um software a primeira suposição a ser feita é que o defeito é do próprio software.. Da mesma maneira que agimos para identificar um problema de hardware, também devemos primeiramente tentar diagnosticar o problema e isolar todos os outros componentes de hardware e software que não estiverem relacionados com o defeito.
No caso de defeitos de software, vamos lidar com trocas de configurações, desinstalação, reinstalação troca de versão e até mesmo incompatibilidade entre softwares. Nesse caso, é possível que tenhamos que escolher qual software deve ser mantido na máquina.
Agora que já temos uma idéia do que seriam problemas de software, passemos ao módulo para que você aprenda como resolvê-los.

No módulo passado, tivemos uma boa noção de como solucionar alguns problemas de hardware. Embora não tratando de todos os tipos de problemas que podem surgir em um computador, abordamos aqueles mais comuns e de resolução mais imediata.
Em nossa exposição, priorizamos dar a você uma ideia de como diagnosticar um problema evitando, por exemplo, trocar dispositivos que nada tenham a ver com o defeito encontrado. Reafirmamos aqui a importância de um técnico de hardware primeiro necessitar estudar o defeito. Tentar simplesmente adivinhar o que está acontecendo no computador pode gerar uma grande perda de tempo, uma vez que a máquina pode apresentar um sintoma que sugere determinado tipo de defeito, pode estar com um problema diferente do sugerido.
Diferente dos defeitos de hardware, quando acontece um problema em um software a primeira suposição a ser feita é que o defeito é do próprio software.. Da mesma maneira que agimos para identificar um problema de hardware, também devemos primeiramente tentar diagnosticar o problema e isolar todos os outros componentes de hardware e software que não estiverem relacionados com o defeito.
No caso de defeitos de software, vamos lidar com trocas de configurações, desinstalação, reinstalação troca de versão e até mesmo incompatibilidade entre softwares. Nesse caso, é possível que tenhamos que escolher qual software deve ser mantido na máquina.
Agora que já temos uma idéia do que seriam problemas de software, passemos ao módulo para que você aprenda como resolvê-los.

- Utilizar a técnica de diagnóstico para identificar o problema de software;
- Solucionar defeitos de básicos de software.
01
Solucionando Problemas de Sistema Operacional
Objetivos:
- Identificar situações problemáticas no sistema operacional;
- Compreender o processo de atualização do sistema operacional.

O sistema operacional, como todo tipo de software, pode sofrer falhas de programação que podem gerar os mais variados tipos de defeitos no acesso às funções e dispositivos por ele controlados.
Outra situação comumente encontrada é a utilização das falhas do SO por programas maliciosos, ou seja, vírus que podem atacar os aplicativos e recursos instalados no computador. Para estes casos, a primeira providência após a instalação ou reinstalação de um sistema operacional é a ativação de um bom antivírus.
Neste caso, o antivírus é utilizado para remover as pragas que entram pelas “aberturas” da programação, mas o que realmente deve ser feito é a correção da falha. É esta ação que eliminará por completo o ponto de entrada dos programas maliciosos.
Como fechar as brechas do SO?
Fechar as brechas é um tipo de procedimento que só pode ser executado pelo desenvolvedor do SO. Mas, para que o problema seja resolvido, alguém deve informar o seu acontecimento. Isso, no entanto, pode levar certo tempo e, durante o período entre descobrir a falha e a sua eliminação pelo desenvolvedor, uma grande quantidade de computadores pode vir a ser infectada.Este é um dos grandes problemas da informática atualmente. Novas pragas e novos antivírus são produzidos freneticamente a cada ano, o que consome tempo, dinheiro e capacidade computacional que poderiam estar sendo empregados para o avanço da tecnologia. O vírus representa um atraso ao desenvolvimento e ampliação do uso e da qualidade dos sistemas de informação.
Como o software não é perfeito, devemos tomar providências para que ele não seja atacado ou para que a presença de uma falha impeça a utilização de uma ou de algumas de suas funções. Para isso os desenvolvedores de SO disponibilizam os chamados Updates do sistema operacional.
Tanto no Windows quanto no Linux, esta função de Update é implementada. Ela pode ser ativada para que ocorra automaticamente ou o usuário mesmo por pesquisar a liberação de uma nova correção de software do SO.
A cada vez que instalamos o sistema operacional através do CD, em um computador recém-montado ou em um micro em que foi necessário formatar ou reinstalar o SO, ficamos sem as atualizações que o desenvolvedor disponibilizou desde o lançamento do SO até aquele momento.
Para compensar essa defasagem no sistema e corrigir todas as falhas já encontradas, devemos, após o sistema operacional estar plenamente funcionando, acessar o site do desenvolvedor e procurar atualizar a versão do SO.
1.1 Update no Windows
No Windows, você pode acessar a opção do Update através do botão iniciar e clicando no item Windows Update, como mostra a figura 1. Com isso, o sistema vai abrir a página web da Microsoft e solicitar o tipo de Update que se deseja fazer. Para realizar o Update de qualquer sistema operacional, devemos estar com o computador ligado a Internet.No site de Update do Windows, podemos optar pela opção Express Install para realizar uma análise de quais atualizações serão necessárias. O passo seguinte é clicar em avançar e esperar finalizar a atualização.
1.2 Update no Linux

Um detalhe importante sobre atualizações é que, após cada atualização, o SO pode requisitar um reset do computador para assumir as atualizações.
Para atualizar o sistema operacional Linux, deve-se acessar a barra de menu e abrir a aba Sistema, onde se encontra o item Administração. Nela existe uma opção chamada Update Maneger, que permite acesso ao gerenciador de atualização. A figura 2 mostra a tela do Ubuntu para acesso ao Update.Fechar 

Dentro do gerenciador de atualização, através dos botões check e install update, podem ser visualizadas e selecionadas todas as atualizações disponíveis. Ao acionar o botão install, o Linux é atualizado automaticamente. A figura 3 mostra a tela do gerenciador de atualizações do Linux.

Assista aos vídeos a seguir e saiba mais sobre como atualizar o SO Ubuntu.
Neste tópico você aprendeu os cuidados que se devem adotar para manter a boa vida do sistema operacional e para evitar que ele apresente defeitos. Vimos que é necessário realizar automaticamente ou manualmente o update do SO para eliminar as falhas de programação e evitar os ataques por vírus e crackers, pessoas que dominam linguagem de programação e informática e utilizam seu conhecimento de forma maliciosa. Uma ação importante é atualizar o sistema operacional após cada instalação ou reinstalação. No próximo tópico, veremos como manter os aplicativos em pleno funcionamento.- http://www.youtube.com/watch?v=kNeQ0rLwne0
- http://www.youtube.com/watch?v=-HLUwBSQ_7s&feature=related
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02
Solucionando problemas em Softwares Aplicativos
Objetivos:
- Identificar problemas em aplicativos instalados em um microcomputador;
- Compreender o processo de desinstalação e reinstalação de aplicativos em um microcomputador.

Por que um programa apresenta defeito?
Vejamos uma pequena lista de defeitos possíveis.
1. Instalação de um software que não tem compatibilidade com o sistema operacional instalado na máquina 

Podemos elencar uma infinidade de motivos para um programa apresentar defeito e, mesmo assim, ainda pode aparecer uma nova possibilidade de um software apresentar uma falha. Um dos problemas mais comuns é a tentativa de instalação de um software que não tem compatibilidade com o sistema operacional instalado na máquina.
Esses casos acontecem porque às vezes não se tem acesso ao manual do software. Equivocadamente, somente depois de várias tentativas o técnico recorre ao site do fabricante do software e verifica que o sistema operacional não aceita o programa.
Esses casos acontecem porque às vezes não se tem acesso ao manual do software. Equivocadamente, somente depois de várias tentativas o técnico recorre ao site do fabricante do software e verifica que o sistema operacional não aceita o programa.
2. Plataforma de hardware incompatível com o programa 

O manual do software também traz informações sobre qual plataforma de hardware é necessária para o funcionamento do programa. Pode-se, por exemplo, ter um aplicativo que para funcionar necessita que a máquina possua 1GB de memória RAM e o computador em que se quer instalar o software só ter 512MB. Nesse caso, podemos até conseguir instalar o software, mas com certeza sua utilização vai ficar muito lenta ou travar o computador.
Analisando as situações apresentadas, podemos ver que é necessário ter informações sobre o software a ser instalado, pois isso pode evitar uma instalação incorreta ou a perda de tempo para a instalação de um aplicativo que não tem compatibilidade com o SO.
Analisando as situações apresentadas, podemos ver que é necessário ter informações sobre o software a ser instalado, pois isso pode evitar uma instalação incorreta ou a perda de tempo para a instalação de um aplicativo que não tem compatibilidade com o SO.
3. Software incompatível com hardware já instalado no computador 

Outra possibilidade de problema é a possibilidade de um software não ter compatibilidade com um determinado hardware instalado (impressora, placa de vídeo, teclado, etc). Este tipo de defeito, que é de software, pode ser solucionado com a alteração do hardware. No entanto, pode haver situações em que não haverá solução para o defeito devido à impossibilidade de realizar a troca do equipamento.
4. Impossibilidade de funcionamento de um software devido a outro aplicativo já instalado no computador 

Há ainda mais uma possibilidade de defeito: é possível haver um software que não funciona devido a outro aplicativo já instalado na máquina. Esse caso é mais difícil de descobrir. Podemos levar um bom tempo para comparar os recursos instalados em uma máquina em que o software foi instalado perfeitamente com o computador onde desejamos que ele funcione.
5. Novo software instalado danifica um software antigo 

É fato que a instalação de um software pode danificar outro que estava funcionando perfeitamente no computador. Nesse caso, você deve desinstalar e reinstalar o aplicativo danificado ou optar com qual dos dois aplicativos quer ficar caso a reinstalação não tenha sucesso.
6. Problemas causados por ataque de vírus 

Além de todos os problemas apontados aqui, existem também os problemas causados por vírus. Eles atacam os diversos programas instalados e promovem o travamento da máquina, seu reinício ou a perda de arquivos e aplicativos.
Resumindo, os problemas de software podem acontecer basicamente por sua dificuldade de funcionar com um determinado sistema operacional, com um hardware interno ou externo específico, com outro software já instalado ou por ataque de vírus.
A solução dos diversos casos parte das ações que o técnico deve tomar para determinar a causa do defeito de software. Estas ações passam por: verificar a compatibilidade entre software e sistema operacional, hardware interno e externo (manual ou site do fabricante), verificar a infecção por vírus e por fim a desinstalação e reinstalação do software.
2.1 Desinstalação de software no Windows
No Windows a desinstalação de programas pode ser realizada através do painel de controle em sua opção “Adicionar ou remover programas”. Como mostra a figura 4, na tela do painel de controle temos a opção mencionada.Após acionar a opção “Adicionar ou remover programas”, o Windows mostra uma relação dos softwares instalados onde podemos selecionar o programa e escolher o botão remover. No caso do software não aparecer na relação da opção “Adicionar ou remover programas”, devemos removê-lo através do desinstalador específico do programa (uninstall.exe), que deve estar instalado na pasta de acesso ao referido software.
2.2 Desinstalação de software no Linux
No Linux também temos a opção de desinstalar e reinstalar os aplicativos. Como podemos ver na figura 5, o menu do Linux em sua aba Aplicações possui um item para Adicionar/Remover programas. Ao acionar esta opção, o Linux mostra uma tela com a relação de softwares instalados e que podem ser removidos.
Figura 5: Adicionar e remover programas no Linux
Fonte: IFCE - UAB/2010

Figura 6: Gerenciador de pacotes Synaptic
Fonte: IFCE - UAB/2010

Figura 7: Remoção de programa através do gerenciador de pacotes Synaptic
Fonte: IFCE - UAB/2010

Veja nestes vídeos abaixo como remover programas nos SO.
Agora sabemos que devemos investigar qual tipo de incompatibilidade pode estar acontecendo com o software e promover as modificações necessárias ou sua desinstalação. Outro problema é o ataque por vírus que pode afetar o funcionamento dos programas. Para isso devemos submeter o computador a uma varredura do antivírus.- http://www.youtube.com/watch?v=Q1VguytA7uk
- http://www.youtube.com/watch?v=ajRBIen8uFA&feature=related
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No próximo módulo vamos aprender a dar manutenção nos computadores, ou seja, se algo não está funcionando bem, vamos lhe mostrar como proceder para testar e detectar o possível defeito. Então prepare-se.
CHASMS. Ubuntu 9.04. Disponível em <http://www.chasms.com/ubuntu94/ubuntu94.htm>. Acesso em: 15/05/2010.
FERASOLI FILHO, Humberto. FALGUERA, Juan R. INTEL . Aluno técnico. Curso 1: Montagem de microcomputadores. Intel corporation. 2005.
FERASOLI FILHO, Humberto. FALGUERA, Juan R. INTEL . Aluno técnico. Curso 2: Manutenção de microcomputadores. Intel corporation. 2005.
GDH. Hardware o guia definitivo. Disponível em <http://www.gdhpress.com.br/> Acesso em: 11/05/2010.
INFO. Infowester. Disponível em <http://www.infowester.com/index.php> Acesso em: 12/05/2010.
MARKUS, Otávio. Circuitos Elétricos: Corrente contínua e corrente alternada. São Paulo: Érica, 2001.
TORRES. Gabriel. Hardware Curso Completo 4ª edição. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001.
UOL. Sua Oficina Virtual. Apostila freeware. Disponível em <http://sites.uol.com.br/waytech> Acesso em: 11/05/2010.
FERASOLI FILHO, Humberto. FALGUERA, Juan R. INTEL . Aluno técnico. Curso 1: Montagem de microcomputadores. Intel corporation. 2005.
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TORRES. Gabriel. Hardware Curso Completo 4ª edição. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2001.
UOL. Sua Oficina Virtual. Apostila freeware. Disponível em <http://sites.uol.com.br/waytech> Acesso em: 11/05/2010.
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