quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Instale o Flash Player no Ubuntu 10.04


*Atenção! O método de instalação mostrado nesse tutorial é baseado em processadores 32 bits

Instalação no Ubuntu e Debian
  Para instalar o plugin flash em distribuições Linux Ubuntu e Debian, abra um terminal digite o comando su ou sudo para tornar superusuário root e execute o comando apt-get.

Abra um konsole terminal
* No Gnome em Aplicações -> Acessórios -> Terminal
* No Kde em menu K -> Sistema -> menu Konsole Terminal

No Ubuntu
O primeiro passo que temos que fazer é atualizar os canais de software para depois sim pode instalar os plugins, para isso clique no menu:
- Sistema
- Preferências
- Canais de Software

Ao clicar neste menu, será necessário digitar a senha de usuário no Ubuntu e a senha de root no Debian.

Agora marque todas as opções nas seguintes abas
"Programas do Ubuntu", "Outro software" e "Atualizações" e não precisa marcar o Cdrom.

Agora digite a senha de usuário com o comando sudo e su.

$ sudo su
password: senha de usuario da instalação
#

Agora instale o plugin


# apt-get install flashplugin-installer

No Debian
Agora digite a senha de root (administrador) com o comando su.

flashplugin-nonfree $ su
password: senha de root da instalação
#

Agora configure seu sistema para usar o lenny-backports e adicione a linha abaixo em seu arquivo /etc/apt/source.list
# nano /etc/apt/source.list
deb http://www.backports.org/debian lenny-backports main contrib non-free

Atualize a lista de pacotes
# apt-get update
Agora instale o plugin
# apt-get install flashplugin-nonfree

Testando o plugin  no navegador
Por padrão o kurumin já vem com o plugin instalado não havendo a necessidade de instala-lo sendo aplicado esse tutorial para outras distribuições Linux.
Para verificar se o plugin está instalado abra o navegador Mozilla Firefox e digite about:config na barra de endereço.

Instalação manual em qualquer distribuição Linux (arquivo .tar.gz)
 Para instalar o plugin do flash é necessário você fazer o download do plugin no site da macromedia baixar o arquivo tar.gz e descompactar em alguma pasta e copiar como usuário root o arquivo libflashplayer.so para o diretório de plugins do seu navegador, onde para o mozilla é /usr/lib/mozilla/plugins, firefox é /usr/lib/firefox/plugins ou iceweasel é /usr/lib/iceweasel/plugins/.

Siga os passos abaixo para  a instalação

1) Baixe o arquivo http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash , geralmente o arquivo baixado estará na sua área de trabalho Desktop ou na sua pasta /home/usuario, ou no diretório que você escolheu no momento do download. No Mozilla Firefox você pode escolher o local de download clicando em Editar -> Preferência ->


2) Abra um konsole terminal
* No Gnome em Aplicações -> Acessórios -> Terminal
* No Kde em menu K -> Sistema -> menu Konsole Terminal

Agora digite a senha de root (administrador) com o comando su.
No Debian e outras distribuições Linux
$ su
password: senha de root da instalação
#

Agora digite a senha de usuário com o comando sudo e su.
No Ubuntu
$ sudo su
password: senha de usuario da instalação
#

Pronto agora você está como root descompacte o arquivo .tar.gz e será criado uma pasta install_flash_player_9_linux.

# tar -xvzf install_flash_player_9_linux.tar.gz


Agora entre na pasta recém criada e copie como root o arquivo libflashplayer.so para o diretório de plugins do seu navegador, onde para o mozilla é /usr/lib/mozilla/plugins, firefox é /usr/lib/firefox/plugins ou iceweasel é /usr/lib/iceweasel/plugins/.
# cd install_flash_player_9_linux
# cp libflashplayer.so /usr/lib/iceweasel/plugins/

Testando o plugin  no navegador
Por padrão o kurumin já vem com o plugin instalado não havendo a necessidade de instala-lo sendo aplicado esse tutorial para outras distribuições Linux.
Para verificar se o plugin está instalado abra o navegador Mozilla Firefox e digite about:config na barra de endereço.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

baixar a versão 10.10 do ubunto


Ubuntu Maverick Meerkat 10.10

Ubuntu Maverick Meerkat 10.10

A distribuição Linux mais famosa do mundo, agora na versão 10.10

Baixar Ubuntu Maverick Meerkat 10.10 32-bit
downloads 3.228
idioma(s)
Inglês
licença(s)
Grátis
Criado em 13/10/2010 - Atualizado em 14/10/2010

A tão esperada versão 10.10 de Ubuntu, recheada de novidades!

Links Patrocinados

O Ubuntu Maverick Meerkat 10.10 é uma versão popular da distribuição Linux que busca oferecer um sistema operacional atualizado e estável para o usuário médio, com destaque na usabilidade e facilidade de instalação.
Assim como em sua última atualização, a versão 10.04, o Ubuntu 10.10 agregou ao sistema uma série de novas funcionalidades e melhorias, que valem a pena ser conferidas. A versão 10.10, em especial, simplifica muitos processos tidos como complicados na distribuição Linux, facilitando a vida de usuários que migraram do Windows, e enriquecendo ainda mais a experiência de uso dos já usuários e fãs do sistema.
Ubuntu 10.10
A começar pela instalação, o Ubuntu 10.10 já mostra ser mais simples e acessível. O instalador foi avaliado e modificado, tornando-se mais informativo e fácil de usar. As etapas de instalação mantiveram o mesmo estilo de instrução, porém foram presenteadas com vários elementos extras. É possível, por exemplo, instalar o Fluendo MP3 junto com o sistema, apenas marcando um item no instalador, e baixar atualizações diversas antes mesmo de colocar o sistema no HD.

Novos Programas

Na versão 10.10 do Ubuntu, novos programas foram implementados, tornando-se padrão do sistema, enquanto outros foram atualizados e conquistaram melhorias bastante relevantes.
Uma das principais novidades é o Shotwell, um gerenciador de imagens substituto para o F-Spot, que traz recursos novos como etiquetagem automática de arquivos, e um visual ainda mais agradável que o de seu antecessor.
ubuntu maverick meerkat
Outras mudanças importantes podem ser conferidas no novo sistema anti-spam, nas ferramentas de busca do sistema, e no cliente de email Evolution, que praticamente dobrou sua velocidade de trabalho em relação à versão padrão do Ubuntu 10.04.
Ainda falando em novidades, o Gwibber, cliente de redes sociais, passou a ser padrão no sitema, conquistando importantes atualizações. Agora, ele tem suporte total ao novo sistema de autenticação do Twitter, e pode trabalhar com Facebook, Flickr, Identi.ca, StatusNet, FriendFeed, Digg e Qaiku.

Nova Fonte e botões

baixa ubuntu 10.10
Mas não só de novos programas faz-se uma boa atualização. O Ubuntu Maverick Meerkat 10.10 intensifica ainda mais a experiência gráfica dos usuários do sistema, com alterações leves e bastante interessantes em sua fonte e botões de controle. As mudanças são suaves e não desagradam os fãs da tipografia e estilo do sistema. Ao contrário, as modificações tornam a visualização dos textos ainda mais agradável, e a navegação nas janelas mais fácil.

Melhorias na Central de Programas

ubuntu 10.10 download
Os usuários do Ubuntu certamente já sabem da importância da Central de Programas no sistema. A novidade é que agora, com a versão 10.10, a Central ganhou uma repaginada no visual e em suas funções. Novos recursos foram adicionados, facilitando ainda mais a organização de instalações, e a visualização de informações.

Melhorias no controle de áudio

O controle de áudio no Ubuntu Maverick Meerkat 10.10 foi também modificado, visando uma navegação ainda melhor. Retoques visuais e funcionais foram incorporados à central, deixando-a mais bonita e integrada. Com o novo controle de áudio, o usuário poderá controlar a execução de músicas e outros arquivos de áudio de programas como Rhythmbox, Banshee, Amarok e muitos outros. Tudo com praticidade e rapidez.

Função uTouch

De olho na era do iPad e aparelhos sensíveis ao toque, o Ubuntu 10.10 trouxe ainda a função uTouch para dentro do pacote. Com esta funcionalidade, tablets e PCs com monitores sensíveis ao toque poderão ser comandados a partir do simples contato com as mãos. Além de caracterizar uma revolução na forma de uso, o uTouch abre caminhos interessantes e bastante diversos para desenvolvedores, que pretendem criar programas com funcionalidades que aproveitem esta possibilidade, enriquecendo a interação entre máquina e usuário.

Instalação

A versão ISO, disponível para download, precisa primeiro ser gravada em um CD para rodar. Você pode utilizar Nero ou outro programa semelhante para proceder a gravação do ISO, e a partir do cd, instalar o programa em sua máquina. Escolha a versão adequada no campo versões.

comentários dos usuários

Linux Mint Debian (201012) disponível para download

distro, baseada em Debian disponível para sistemas 32 e 64 bits
A equipa responsável pelo Linux Mint Debian, decidiu prendar todos os utilizadores ao disponibilizar no dia de consoada a versão 201012 do Linux Mint Debian.
O Linux Mint é uma distribuição baseada no Debian mas que apresenta de origem, um “look and feel” incomparável a outras distribuições.
debian
Continue a ler »

SuperTuxKart 0.7 – Vai uma corrida de Karts?

Para quem gosta de jogos de karts, hoje trazemos o SuperTuxKart.
SuperTuxKart é um jogo 3D, multi plataforma, desenvolvido para dar ao TUX a vertigem da velocidade ao volante de um kart. O jogo é simples, o jogador pode escolher o seu “protegido” que se fará representar em seu nome nas várias pistas e cenários que terá de enfrentar a cada corrida.
O jogo é bastante divertido e gratuito!
tux_00
Continue a ler »

Instale o Dropbox v1.0 no Ubuntu 10.10

O Dropbox é um serviço que nos dias de hoje já quase dispensa apresentações. Todos os utilizadores já conhecem certamente o excelente serviço do Dropbox. Basicamente, através do dropbox podemos ter directórios/ficheiros sincronizados entre computadores e outros equipamentos (ex. smartphones)recorrendo à “cloud”. O serviço disponibiliza 2GB gratuitos, que podemos usar livremente.
Hoje vamos ensinar como instalar facilmente o Dropbox no Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat.
drop_ubuntu_000
Continue a ler »

Opera 11 final – Um browser rápido, seguro e interactivo

Muitas novidades: suporte a extensões, Tab stacking, Visual Mouse Gestures e muito mais
A concorrência, no segmento dos browsers, tem-se feito notar nos últimos tempos. Actualmente, os browsers estão mais eficientes, seguros e têm funcionalidades para todos os gostos a que muito se deve o trabalho realizado ao nível das extensões.
Para poder “atacar o pódio”, a empresa norueguesa lançou na quinta-feira a versão final do browser Opera, mais concretamente o Opera 11.
O que dizer do Opera? Um browser limpo, bem organizado, funcional, rápido  e cada vez melhor.
opera11_00
Continue a ler »

KernelCheck – Compile o Kernel no Ubuntu facilmente

Para quem achava que a compilação do kernel era um processo complexo e arriscado…chegou a hora de mudar de opinião! Hoje vamos apresentar uma forma simples de actualizar o kernel nas distribuições baseadas em Debian (Debian, Ubuntu, Mint, etc).
Alguém conhece o projecto kernelCheck?
kernel_check
Continue a ler »

Alien Arena 2011 para Windows e Linux disponível

Um dos melhores jogos open source disponíveis
Recentemente o Paulo Silva apresentou uma excelente análise do fantástico jogo Alien Arena 2011 (pode ver aqui). Devo confessar que não sou muito amante de jogos, mas depois de instalar o Alien Arena 2011 e ter uns colegas para jogar em rede parece que a história mudou.
Aproveitando que vêm aí as férias do Natal, nada melhor que um bom jogo para ocupar o tempo (quem tiver oportunidade).
alien
Continue a ler »

FISH – O terminal do Linux fixe e interactivo

Para quem usa a linha de comandos (terminal) durante muito tempo como eu, é hora de dar uma lufada de ar fresco e adicionar novas funcionalidades de forma a tornar o terminal mais interactivo.
Para isso, vamos instalar o fish shell que é uma excelente ajuda na utilização da tão “temida”(por alguns utilizadores) shell Linux.
fish_02
Continue a ler »

XBOOT – Multiboot em Pens e Discos USB

As pens USB e discos rígidos (externos), são nos dias de hoje equipamentos que desempenham funções de grande utilidade. Além da capacidade elevada de armazenamento, permitem ainda que possamos instalar ou correr sistemas operativos.
Então e se pretendermos combinar mais do que um sistema operativo ou utilitário na PEN ou Disco USB? A solução é Xboot!
xboot_00
Continue a ler »

VirtualBox 4.0.0 Beta 2 disponível

Uma das coisas da qual sou bastante adepto é da virtualização. Gosto de ter o meu sistema operativo de raiz mas também gosto de testar outros e aí a virtualização é uma tecnologia fantástica. Basicamente passamos a ter dentro da mesma máquina física, um conjunto de máquinas virtuais que podem correr os mais diferentes sistemas operativos.
O  VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente. Vamos conhecer as novidades da versão 4.0.0 (Beta 2).
virtualbox_00
Continue a ler »

Cherokee com suporte para PHP e MySQL no Ubuntu

Servidor Web com interface para gestão e com suporte para PHP e MySQL
No passado mês de Agosto, demos a conhecer pela primeira vez o Cherokee (ver artigo aqui). Provavelmente desconhecido por muitos dos nossos leitores,  o Cherokee é um excelente servidor HTTP (assim como o Apache, IIS, Lighttpd), que permitem colocar conteúdo online como por exemplo sites, plataformas como o wordpress, Joomla, wikis, etc).
O Cherokee suporta um conjunto de funcionalidades, das quais se destacam FastCGI, SCGI, PHP, CGI, TLS e SSL, virtual hosts, autenticação,  balanceamento de cargas (load balancing), compatibilidade com os logs do Apache, entre outras.
Hoje vamos aprender como colocar o Cherokee com suporte para PHP e MySQL .
cherokee_0000
Continue a ler »

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Instale o Flash Player no Ubuntu 10.04


Apesar de todas as controvérsias que têm surgido na blogosfera sobre o Flash, este continua a ser um must have em qualquer browser, para que possamos ter acesso aos conteúdos de determinados serviços (ex. site de vídeo YouTube).
Para um utilizador que se inicie no mundo Linux, por exemplo, através através do Ubuntu, a não presença do flash pode ser de imediato uma barreira que faça o utilizador voltar ao sistema operativo anterior.
No entanto, a instalação do flash no Ubuntu é algo simples, sendo possível ser efectuada de diversas formas. Vamos analisar dois métodos de instalação do flash.
flash_1

Como exemplo, usamos o YouTube. Ora um utilizador iniciante no mundo Linux, acede ao YouTube para ver o famoso vídeo do Tiozinho vai vai vai e recebe uma mensagem que necessita actualizar o Adobe flash player. Neste momento, o utilizador ou fecha o browser ou aventura-se na sua primeira instalação do flash.
Método 1 – Instalação via browser
Para isso, carrega em Install Missing Plugins
flash_0
De seguida, deverá escolher um dos três plugins. Aconselhamos o Adobe Flash Player
flash_2
Após instalar, basta carregar em F5 ou fazer refresh e podemos verificar que o Firefox ja possui suporte para reproduzir objectos flash.
flash_3 No caso do utilizador achar complicado o método 1 e pretender aventurar-se na linha de comandos, pode optar sempre pelo método 2 que apresentamos de seguida.
Método 2 – Instalação via terminal
A instalação do flash pode também ser realizada comodamente via terminal. Para isso, o utilizador apenas terá de executar o seguinte comando:
sudo apt-get install flashplugin-nonfree flashplugin-installer
Agora resta-nos partilhar o vídeo com vocês e dizer algo como vai vai vai..na na na
A instalação do flash é algo simples de realizar. No entanto, considero que numa primeira abordagem este “pequeno” processo possa assustar alguns novatos que se iniciam no mundo Linux. Noutro dia ouvi alguém dizer: “Linux, não!!! experimentei e nem consegui abrir vídeos no YouTube”

  Imprima este artigo   Post2PDF      

 

Arquivado na categoria: Linux, Ubuntu


40 comentários »

  1. jmtdstoc says:
    Existe uma 3ª alternativa.
    Ir a “System/Administration/Software Sources”.
    No separador “Other Software” clicar na opção “http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner”. Isto vai activar o repositório dos “parceiros” da Canonical, entre os quais a Adobe. Fechar a janela e aceitar a actualização da listagem do software dos repositórios.
    De seguida ir a “System/Administration/Synaptic Package Manager” e instalar o pacote “adobe-flashplugin”.
    Este método tem a vantagem de se instalar o software da própria Adobe, que será actualizado sempre que a Adobe lance uma nova versão.
    Espero ter ajudado com esta pequena contribuição extra.
    • Mike says:
      Ou o Adicionar/Remover Programas no 1º menu. É a forma mais simples e funciona ;)
    • S-K says:
      O método apresentado pelo jmtdstoc é o mais correcto.
      Porque na versão 10.04 o flash plugin tem um repositório novo, que é da responsabilidade dos “parceiros”.
      Os “pacotes” flashplugin-nonfree flashplugin-installer são “transitional packages”.
      O Método 1 – Instalação via browser, faz exactamente o mesmo. Adiciona o repositório “partner” e instala o adobe-flashplugin.
      O Ubuntu tem “rótulo” de fácil.
      Mas o objectivo do Pedro Pinto era esclarecer de uma forma “user friendly”.
      • jmtdstoc says:
        “O Método 1 – Instalação via browser, faz exactamente o mesmo. Adiciona o repositório “partner” e instala o adobe-flashplugin.”
        Desta não sabia eu… Pensei que somente instalasse o Flash sem instalar o repositório.
    • Antony says:
      Tenho em meu PC o UBUNTU 10.04, só que quero assistir algo no YOUTUBE ele pede para instalar o PLUGIN, fiz todo procedimento que você mostra, quando peço adicionar, abri um menu pedindo assim:
      Digiti a linah APT completa do repositório que voçê quer adicionar como fonte.
      A linha APT inclui o Tipo, Localização e Componentes de um repositorio, por exemplo: ‘deb http:// archive.ubuntu.com/ubuntu lucid main.
      Grato,
    • Everton Krystian says:
      Depois de várias repostas de como se fazer a mesma coisa, apareço eu com outra;
      Podemos também baixar o plugin no site da adobe
      http://www.adobe.com/go/getflash
      e depois copiar o arquivo que está dentro do ZIP através do comando abaixo para seu local de uso.
      sudo cp libflashplayer.so /usr/lib/firefox-addons/plugins/
      Lembrem-se. o arquivo que vai para a pasta plugins já está descompactado.
      Abs.
      Espero ajudar a quem tiver problemas como eu tive.
  2. jmtdstoc says:
    Tem piada que este artigo tenha usado o Youtube como exemplo de utilização do Flash.
    Actualmente, a única razão porque ainda uso Flash nos meus sistemas é precisamente o Youtube :) .
  3. avlis rotiv says:
    Não é difícil proceder à instalação do complemento, mas é sempre um link “direccionado” para aqueles que estão agora a iniciar o Ubuntu (ou outra distribuição), que foi o meu caso… :P
    É sempre um link a aguardar, para mais tarde como referência! ;)
  4. scheldon says:
    Não é mais facil ir na central de programas e baixar os “extras restritos”??????
  5. Vítor Teixeira says:
    Já agora poderiam explicar também como instalar o flash x64 em sistemas x64.. esse sim é um desafio mais à altura!!
    É um pouco mais complicado .. mas “fazivel”!
    (já existe uma versão do flash x64 disponível para linux nos blogs da adobe)
    p.s. mais alguém notou uma regressão no suporte das IntelGMA4500MHD neste novo kernel ??
    Agradecia feedback
    Obrigado
  6. Jose says:
    A 1ª é como no Windows, não vejo qual a dificuldade.
  7. Para sistemas 64 Bit é necessário baixar o arquivo flash x64, em seguida abrir a pasta pessoal, dentre as pastas ocultas(pressione Ctrl+H para mostrá-las), abra “.Mozilla”, crie uma pasta e nomeie “plugins”, descompacte o arquivo baixado colocando o arquivo libflashplayer.so dentro dela. Pronto, para verificar se esta tudo correto abra o firefox digite about:plugins e verefique se o flash aparece la.
  8. cruzes says:
    por acaso bom post… e excelente vídeo!
  9. Goniyx says:
    O flash eu consegui instalar, só na consigo mudar a resolução da tela de 800×600 no notebook, video apos o comando lspci é sis 771/761.
    Se alguém puder me ajudar, que eu já googlei tanto… e não solucionei o problema… sendo que varias vezes tenho que recorrer a live da distro para remover configurações do xorg
    • Gato Preto says:
      Tás com azar! A sis é a única marca que não tem suporte oficial ao Linux. Eu estou como tu, mas por acaso uso opensuse, que me permite ter resoluções maiores que isso, até ao máximo do ecrã, mesmo tendo uma sis! Não sei como, mas dá :P
  10. Leonardo says:
    Já tive imensas dificuldades para instalar o flash… excelente artigo e Muito obrigado
  11. Pedro Pinto says:
    Bom dia a todos,
    O que me levou a redigir este artigo foi mesmo considerar que às vezes as coisas que são simples à primeira vista não são assim tão simples para um utilizador que vê estas questões pela primeira vez. Assim, fica aqui o registo.
    Pedro Pinto
    • Bom dia,
      tens toda a razão, para um utilizador menos experiente que chega pela primeira vez ao mundo linux e se depara com a não possibilidade de poder ver videos no youtube traz logo um factor psicológico negativo e desmotivante para o mesmo.
      Eu próprio instalei a versão amd64 do ubuntu e também tive de instalar o flash manualmente.
      Aproveito para deixar aqui os 2 passos que fiz para por flash a funcionar na minha distro amd64:
      Abrir terminal:
      1 – sudo apt-get purge flashplugin-nonfree flashplugin-installer gnash gnash-common mozilla-plugin-gnash swfdec-mozilla
      2 – sudo add-apt-repository ppa:sevenmachines/flash && sudo apt-get update && sudo apt-get install flashplugin64-installer
      3 – Reiniciar Firefox
      Cumps.
  12. Ryan says:
    O Steve Jobs… olha aqui eu uso Ubuntu com Firefox instalado e ja tenho Opera. Ah.. instalei o flash tambem. queres saber mais nao crasha e e uma maravilha… Melhor ainda… e gratuito… Jobs… vai-te lixar…
  13. Paulo says:
    Se alguem precisar para instalar em opera e nao conseguir, podem seguir o link e seguir as instruções!
    http://my.opera.com/ruario/blog/flash-problems-on-linux
    abraços
  14. Gilson says:
    Muito bom eu tentei primeiro pelo Browser e não consegui então depois eu fui na Central de programas e instalei o Flash, lembrando que eu não tinha ativado os Repositórios Medbunto e por isso não consegui instalar pelo Firefox mesmo, mas é muito boa esta dica.
  15. Caio says:
    Muito obrigado!!!! Ainda bem que eu passei a acessar esse site, instalei o novo ubuntu 10.04 hoje e fiquei o dia inteiro procurando uma solução para instalar o Flash Player, ja tive um contato inicial com sistemas linux antes, mas as vezes ainda me enrolo, e estava eu procurando uma solução, quando lembro de ter lido algo sobre instalação de Flash no novo ubuntu aqui no site, PRONTO!!PROBLEMA RESOLVIDO!!
    VALEUUUUUUUUUUUUU!!!!!!!! E parabéns pelo site, muito bom mesmo, vou passar a acessa-lo constantemente pela sua utilidade e variedade!!